O Povoado de Uruana se formou às margens do Ribeirão Sussuarana (nome de uma onça vermelha que existia na Região), no Distrito de Garapuava, município de Unaí, localizado numa região de terras férteis do município, denominada Vale do Urucuia (ou “Vão” do Urucuia – denominação popular), banhada pelos Ribeirões Sussuarana, São Miguel, Jibóia, Pasto dos Bois, dentre outros.
O Povoado teve sua origem na Fazenda Pasto dos Bois de propriedade de Dona Balbina da Fonseca Melo. A aglomeração se deu a partir das casas de propriedade da fazenda, que por serem agrupadas propiciaram a formação do povoado.
O fundador do povoado foi o Senhor Astor Ferreira de Morais, neto de Dona Balbina, que também era fazendeiro e catireiro de terras. A fundação foi no ano de 1962, quando o Senhor Astor, incentivou a construção de uma igreja em homenagem a Nossa Senhora da Conceição e doou um pedaço de terra para a formação do povoado.
Sussuarana, foi o primeiro nome do povoado, por estar o mesmo às margens do Ribeirão Sussuarana. De Sussuarana, passou a chamar-se São José.
Após algum tempo alguns políticos passaram a visitar a região e sugeriram a mudança do nome do Povoado Uruana, que é a fusão das palavras Urucuia (nome do Vale onde se situa o povoado) com Sussuarana (Ribeirão que banha o Povoado e seu primeiro nome).
Até 1970, o Povoado de Uruana, experimentou um crescimento natural, atingindo, aproximadamente, 50 residências. A partir de 1974, houve um crescimento acelerado proporcionado pela desapropriação da Fazenda Boi Preto, situada a 15 Km de Uruana. Esta desapropriação foi uma ação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra – com o objetivo de dividir a fazenda em pequenas propriedades para formar ali um Núcleo de Colonização. Tal colonização atraiu grande número de imigrantes em busca de um pedaço de terra. Como Uruana, era o povoado mais próximo da Fazenda Boi Preto, os imigrantes se instalaram ali aguardando o processo de desapropriação e da distribuição das terras. Enquanto isto, ficaram trabalhando nas lavouras, que é a base da economia da região. Foi um período de boas safras com um intenso movimento comercial em Uruana, que não sofreu interferência quando aconteceu a distribuição das terras pelo Incra.
Este crescimento acelerado, a partir de 1980, sofreu uma queda em função da recessão econômica. A alteração no sistema nacional de Crédito Rural levou a uma mudança no sistema de exploração agrícola. Grandes propriedades reduziram o cultivo de milho e feijão, que absorviam muita mão-de-obra, substituindo pela pecuária, exploração esta que absorve pouca mão-de-obra, o que acarretou uma profunda mudança na vida sócio - econômica da Comunidade.
Em 1984, o Povoado de Uruana, já contava com 453 residências e uma população de aproximadamente 1800 pessoas. Nesta década, Uruana era considerada o maior núcleo populacional do município de Unaí, depois da Sede (cidade de Unaí).
DE POVOADO A DISTRITO
Uruana tornou-se Distrito quando a Câmara Municipal de Unaí, aprovou o Projeto de Lei n.°1363/1991, de autoria do vereador Rosival Francisco de Oliveira, que dispõe sobre a criação do Distrito de Uruana. Encaminhado o Projeto ao Poder Executivo, o mesmo foi sancionado pelo prefeito de Unaí, o Senhor Sebastião Alves Pinheiro, em 17.11.1991. Nesta data ficou definitivamente criado o Distrito de Uruana.
DE DISTRITO A CIDADE
Em 22 de outubro de 1995, houve o plebiscito no Distrito de Uruana. O resultado da votação, sendo os votantes somente pessoas do Distrito, obteve 92% de aprovação. Após esta votação, a Comissão de emancipação ficou aguardando a Lei de criação do município que deveria ser criada pela Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Em 21 de dezembro de 1995, a través da lei n° 12.030 a Assembléia declara a Emancipação de Uruana, ficando denominado como município de Uruana de Minas.
Em 3 de outubro de 1996, ocorreu a primeira eleição aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores, sendo eleito, para prefeito, Sebastião Caetano de Oliveira; vice-prefeito, Abílio Miguel da Silveira e vereadores: Galba Lourenço Braga; Geralda Maria Pereira; Jesuíno Furtunato dos Santos; Jésus Ribeiro dos Santos; Leiva Marta Alves; Paulo Luiz da Fonseca; Rubens Galvão Alves Ferreira; Sebastião Alves de Almeida e Teodorico Marques da Rocha. O Primeiro presidente da Câmara Municipal de Uruana de Minas, foi o vereador Teodorico Marques da Rocha. Em 01 de janeiro de 1997, o município de Uruana de Minas foi instalado.
Fonte: https://www.uruanademinas.mg.gov.br/portal1/municipio/historia.asp?iIdMun=100131830
Demografia
As informações populacionais foram baseadas nos censos demográficos realizados pelo IBGE (www.ibge.gov.br) nos anos de 1970, 1980, 1991 e 2000. Além disso, também é possível encontrar as estimativas dos anos de 2001, 2002 e 2003, somente para os municípios. A metodologia utilizada pelo IBGE em relação à população residente total, por sexo e situação de domicílio é referente aos moradores habituais em cada residência. O recenseamento dos moradores habituais do domicílio que estavam ausentes na data de referência é apresentado respeitando a presença inferior a 12 meses na residência em relação à data em que foi feito o recenseamento.
Já o cálculo para a Estimativa Populacional respeita uma série de equações estatística desenvolvidas pelo IBGE na década de 90 dispostas abaixo
Metodologia adotada nas estimativas populacionais municipais:
O modelo adotado para estimar os contingentes populacionais dos municípios brasileiros emprega metodologia desenvolvida pelos demógrafos Madeira e Simões, onde se observa a tendência de crescimento populacional do município, entre 2 Censos Demográficos consecutivos, em relação à mesma tendência de uma área geográfica hierarquicamente superior (área maior).
O método requer a existência de uma projeção populacional, que leve em consideração a evolução das componentes demográficas (fecundidade, mortalidade e migração), para uma área maior que o município, quer dizer, para a Unidade da Federação, Grande Região ou País. Desta forma, o modelo matemático desenvolvido estaria atrelado à dinâmica demográfica da área maior.
Em síntese, o que a metodologia preconiza é que:
Se a tendência de crescimento populacional do município entre os Censos for positiva, a estimativa populacional será maior que a verificada no último levantamento censitário; caso contrário, a estimativa apontará valor inferior ao último Censo.Fonte: IBGE (www.ibge.gov.br)
Fonte: https://www.uruanademinas.mg.gov.br/portal1/demografia/mu_demografia.asp?iIdMun=100131830
Dados Gerais
A População Total do Município era de 3.263 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000).
Sua Área é de 589,22 km² representando 0.1005% do Estado,
0.0637% da Região e 0.0069% de todo o território brasileiro.
Seu IDH é de 0.698 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)
Ano de Instalação: 1997
Microrregião: Unaí
Mesorregião: Noroeste de Minas
Altitude da Sede: 530 m
Distância à Capital: 482.6044Km
Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD
Fonte: https://www.uruanademinas.mg.gov.br/portal1/dado_geral/mumain.asp?iIdMun=100131830